ORFEU SPAM III

Fanzine de Poesia, Literatura, Música e Artes em Geral. Distribuído em versão xerocopiada ou disponível na internet (http://jayrus.sites.uol.com.br), de periodicidade duvidosamente mensal. Editado por Jayro Luna. Agosto/2003 - N.º 3

Sessão Revisão: Manuel Botelho de Oliveira

Wlademir Dias-Pino foi um dos criadores do poema processo durante a década de 70. Ao lado, vemos o poema "Enciclopédia Visual" em que as cores, as formas e o movimento incidem sobre o olhar de modo a criar uma história alegórica do desenvolvimento do olhar na civilização.

O Poema -Processo foi uma corrente de poesia de vanguarda que defendia entre outras coisas além da visualidade do texto, a possibilidade criativa do ato de leitura, assim um poema de um poeta poderia ser recriado pelo leitor, que também passava a ser co-autor.

Sessão Marginália: Donizete Galvão

Sessão Metamoderna: Poesias de Jayro Luna
Sessão BLOG!: Visuais de Maynand Sobral; Wlademir Dias-Pino e Ian Hamilton Finlay
Sessão Let Me Traduce: o lendário Mountain do guitarrista Leslie West!
Além de Wlademir Dias-Pino outros nomes do poema-processo foram Joaquim Branco, Neide Dias de Sá. Álvaro Sá, Hugo Mund Júnior e Moacy Cirne. Em Orfeu Spam II reproduzimos poemas de Joaquim Branco e de Moacy Cirne. Na Sessão Metamoderna, poemas do livro Infernália Tropicalis de  Jayro Luna
Sessão Pim-Ball: Aricy Curvello; Jorge Gomes da Silva; Héctor Pellizzi; Alexandre Tambelli.

Correspondências para: jayrus@uol.com.br

contribuições, comentários, textos, desabafos, críticas...

Na Sessão Marginália, poemas do livro As faces do Rio de Donizete Galvão

Sessão Pop-Corn: Correpondências, Comentários, Avisos, Conversa fiada...

Veja neste número de Orfeu Spam um poema de Aricy Curvello, poeta dos mais atuantes da poesia contemporânea e organizador de várias exposições de poesia visual e marginal. Veja também um texto em prosa poética do português Jorge Gomes da Silva.

ARQUIVO X:

O Arquivo X é um conjunto de textos que a cada edição do Orfeu Spam vai aumentando, é o nosso arquivo mais vivo do que morto... De utilidade para o pesquisador, o leitor descompromissado, o estudioso, o estudante, o professor. Neste número acrescentamos ao Arquivo X poemas concretistas e poemas simbolistas.
Orfeu Spam 1
Orfeu Spam 2
Home Page Orfeu Spam
Poesia Erótica de  M.M.du Bocage O grupo de rock Mountain, atuante principalmente durante a década de 70, participou também do festival de Woodstock. Foi um dos primeiros grupos que podiam ser definidos por um rock mais pesado (heavy).

Poesia Simbolista
Concretismo
Ian Hamilton Finlay foi um poeta escocês que se destacou como um dos iniciadores e divulgadores da poesia visual nas Ilhas Britânicas. Hoje sua obra é referência para a compreensão da poesia visual no mundo. Neste número de Orfeu Spam - na sessão BLOG! - tem poema dele.

Poema Fisherman's Cross de I.A.Finlay